sexta-feira, 7 de junho de 2013

Projeto






Programação

05 de Junho
Dia Mundial do Meio Ambiente

Nossas atitudes podem mudar a natureza e o mundo.


Filme: Um plano para Salvar o Planeta-Turma da Monica
Duração: 35 minutos

Apresentação do Projeto Horta com Sustentabilidade
Com Stanley Tavares

Vídeos:
Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Os animais salva o planeta
O meio ambiente. E eu com isso
Duração: 16 minutos
 Stanley Tavares

Palestra Meio Ambiente
Com Amilton Mendes
ASPAFF

Plantio de mudas de arvores
Com Amilton Mendes, Roque Tavares e Stanley Tavares.

Oficina de Reciclagem
Com Rejane, Aroldo e Alcicleide.

Distribuição de sementes de Girassol
Escola Mun.Profº Carlos Gomes da Silva





Dia 05/06/13 – Palestra sobre Poluição na “Escola Carlos Gomes – Bananeira”. 
Palestra sobre poluição ambiental na Escola Municipal Carlos Gomes - Bananeira

Considera-se poluição do ambiente a presença, o lançamento ou a liberação nas águas, no ar, no solo ou no subsolo, de toda e qualquer forma de matéria ou energia, em intensidade, em quantidade, em concentração ou com características em desacordo com a legislação federal, estadual ou municipal, e que também ocasionem descaracterização nociva da topografia ou que tornem ou possam tornar as águas, o ar, o solo ou o subsolo impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde e ao bem estar publico. 


ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR CARLOS GOMES DA SILVA









 

 

Projeto Educação Ambiental

Horta com Sustentabilidade












 























Projeto Educação Ambiental

Horta com Sustentabilidade

Projeto será desenvolvido durante o ano de 2013 com os alunos da Educação Infantil e 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental pelos alunos de Gestão ambiental e Aspaff com o apoio da Direção, Coordenação, Professores, Funcionários e alunos do E. M. P. C. G.S















Escola: Escola Municipal Professor Carlos Gomes da Silva
Direção: Ana Regina Sena Sampaio
Coordenação: Alcicleide Silva dos Santos Tavares

Título do Projeto: Projeto Educação Ambiental Horta com Sustentabilidade



Anos envolvidos: Educação Infantil e 1º ao 5º.
Períodos: Matutino e Vespertino
                          





















Projeto Educação Ambiental

Horta com Sustentabilidade



O Projeto Educação Ambiental horta com sustentabilidade vem de encontro à necessidade de trabalhar a Educação Ambiental de forma interdisciplinar, envolvendo a interação entre os Educadores Profissionais, Direção, Educadores Universitários e voluntários, com os professores do ensino regular.

Objetivo Geral:

   O meio ambiente é um tema transversal, que deve ser explorado nas diversas disciplinas, o Projeto Educação Ambiental horta com sustentabilidade têm por objetivo levar a comunidade participante uma forma de aprendizagem holística, fortalecendo atitudes e valores a fim de que se permita o desenvolvimento global do ser humano, proporcionando conceitos básicos de meio ambiente de forma a oferecer aos alunos, professores, educadores profissionais, educadores universitários e voluntários, ferramentas de aprendizagem adequadas e motivadoras.

Objetivos Específicos:

ü  Oferecer aos alunos ferramentas de educação ambiental que venham a contribuir no processo ensino-aprendizagem;
ü  Disseminar corretamente os conceitos sobre Meio Ambiente;
ü  Oferecer por meio de atividades interativas a melhoria do ambiente escolar;
ü  Motivar os alunos a serem multiplicadores dos conhecimentos sobre Meio Ambiente em sua comunidade;
ü  Adequar às atividades de Educação Ambiental ao conteúdo programático do currículo;
ü  Desenvolver uma visão globalizante multi e interdisciplinar.








Metas e resultados esperados

ü  Que nos educadores, diretores, profissionais da área e universitários onde o projeto será desenvolvido participem das discussões e se envolvam efetivamente no desenvolvimento do mesmo;
ü  Que no mínimo 95% dos alunos e comunidade sejam envolvidas nas atividades a serem desenvolvidas pelos educadores;
ü  Formações de educadores, voluntários e profissionais com conhecimento na área de educação ambiental possam contribuir para disseminação de informações sobre como preservar o meio ambiente;
ü  Ao término do projeto espera-se que os envolvidos tenham desenvolvido uma visão crítica em relação ao meio ambiente e uma posição de ação e mudança frente aos entraves relacionados ao tema.

Justificativa Pedagógica da Educação Ambiental no Ensino Regular.

   Ratificada pela política Nacional de Educação Ambiental aprovada pela lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 e regulamentada em 2002, a Educação Ambiental é instituída de forma obrigatória em todos os níveis de ensino e considerada fundamental no processo educacional. 
Busca-se com O Projeto Educação Ambiental no Programa Escola da Família, a incorporação dos temas transversais de modo a facilitar a compreensão da realidade unindo saberes acadêmicos com o conhecimento experimental, buscando desenvolver no aluno a visão crítica que lhe permita um protagonismo ativo colaborando nas tomadas de decisões pessoais buscando a justiça, a tolerância à solidariedade e a igualdade na sociedade complexa no dia a dia, potencializando um estilo de vida saudável. 

Público – Alvo:

ü  Alunos do ensino regular, direção, coordenador, professores, profissionais da Sec. De Agricultura, profissionais da Sec. de meio Ambiente, educadores universitários, voluntários e comunidade do entorno escolar.







Forma de acompanhamento:

                As visitas de assessoria e acompanhamento as unidades escolares serão feita pelas secretarias  de apoio com a finalidade de mapear as necessidades permitindo desta forma, que os objetivos sejam atingidos. Acompanhar o desempenho dos educadores para adequar as sistemáticas educacionais voltadas às necessidades da comunidade escolar e de seu entorno.
Realizar reuniões periódicas na Diretoria de Ensino/Oficina Pedagógica


CONSTRUÇÃO DA HORTA E VIVEIRO DE MUDAS

CANTEIRO

Sugestões:

ü  O canteiro será construído em plano horizontal em paralelo ao muro já existente na lateral da Unidade Escolar .

ü  O canteiro terá aproximadamente 20 metros de comprimento por 0,60 cm de       largura facilitando assim o manuseio e deslocamento das crianças ao longo do percurso.

ü  O fechamento das leiras será com garrafa pete na medida 30x15, ou conforme sugestão.

ü  O canteiro terá cobertura com tela de nylon para proteger as culturas de forma a não permitir a insolação adequada.

ü  Instalação de calha coletora no telhado para evitar que a água da chuva danifique o canteiro, podendo utilizar a técnica empregada para armazenamento e utilização na irrigação da horta, jardim e vasos.















JARDINAGEM

Proposta:

ü  Revitalização do espaço de entrada da escola e revitalização do jardim;
ü  Colocação de vasos com folhagem na entrada do corredor principal;
ü  No corredor interno, colocação de jardineira com diversos tipos de cultivo;
ü  Lateral direita da escola, plantio de plantas ornamentais;
ü  Pátio interno - poda e revitalização das árvores nativas;
ü  Implantação de irrigação por gotejamento;
ü  Revitalização e replantio de árvores que se estão localizadas na frente e na lateral da unidade escolar;
ü  Placas feitas com material reciclável identificando com nome científico as plantas;
ü  Placas no alfabeto braile.


MUDAR OS HÁBITOS PARA MELHORAR A SAÚDE DO PLANETA

Propostas:
ü  Prefira plantas nativas, que requerem menos cuidados e menos água, além de preservarem o ecossistema.

ü  Utilizar água não potável para regar jardins e lavar calçadas; de cozimento de alimentos para regar as plantas.

ü  Confecção de adesivos, não desperdiçar energia e água, mutirão de limpeza da escola, controle e manutenção do verde e horta.

ü  Reparar imediatamente os VAZAMENTOS: 10 gotas de água por minuto desperdiçam dois mil litros de água por ano.

ü  Palestras e oficinas de acompanhamento com especialistas em meio ambiente e sustentabilidade.

ü  Confecção de adesivos para as tomadas, torneiras, ações de cidadania e lixeiras coloridas para lixo reciclável.

ü  Recuperar o interesse do público por algo tão relevante.










Sugestão de aquisição de material:

ü  Pás de jardineiro 
ü  Rastelo
ü  Enxadinha de jardineiro
ü  Carrinho de mão
ü  Regadores
ü  Tesoura de poda 
ü  Terra vegetal
ü  Vasos e jardineiras
ü  Sementes variadas para plantio na horta
ü  Mesas
ü  Material para cobertura 
ü  Calhas de bambu, tambor ou caixa d água
ü  Prateleiras feitas de material de construção.
ü  Composto orgânico
ü  Bota de borracha
ü  Luvas.
ü  Conforme o andamento do projeto sugere-se a compra de mais materiais





Conclusão:

v  A educação ambiental deve estar presente dentro de todos os níveis educacionais, com o objetivo de atingir todos os alunos em fase escolar. Os professores das escolas, educadores profissionais, vice-diretores e educadores universitários podem desenvolver projetos ambientais e desenvolver atividades com conceitos e conhecimentos voltados para a preservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais.



Bibliografia

ü  DIAS, G.F. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo, Gaia, 1992.

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