Programação
05 de Junho
Dia Mundial do Meio Ambiente
Nossas
atitudes podem mudar a natureza e o mundo.
Filme: Um plano para Salvar o Planeta-Turma da Monica
Duração: 35 minutos
Apresentação do Projeto Horta com Sustentabilidade
Com Stanley
Tavares
Vídeos:
Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Os animais salva o planeta
O meio ambiente. E eu com isso
Duração: 16 minutos
Stanley Tavares
Palestra Meio Ambiente
Com Amilton
Mendes
ASPAFF
Plantio de mudas de arvores
Com Amilton
Mendes, Roque Tavares e Stanley Tavares.
Oficina de Reciclagem
Com Rejane,
Aroldo e Alcicleide.
Distribuição de sementes de Girassol
Escola Mun.Profº Carlos Gomes da Silva
|
Dia
05/06/13 – Palestra sobre Poluição na “Escola Carlos Gomes – Bananeira”.
Palestra sobre poluição ambiental na Escola Municipal Carlos Gomes - Bananeira |
Considera-se poluição do
ambiente a presença, o lançamento ou a liberação nas águas, no ar, no solo ou
no subsolo, de toda e qualquer forma de matéria ou energia, em intensidade, em
quantidade, em concentração ou com características em desacordo com a
legislação federal, estadual ou municipal, e que também ocasionem
descaracterização nociva da topografia ou que tornem ou possam tornar as águas,
o ar, o solo ou o subsolo impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde e ao bem estar
publico.
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR CARLOS GOMES DA SILVA
Projeto Educação Ambiental
Horta com Sustentabilidade
Projeto Educação Ambiental
Horta com Sustentabilidade
Projeto
será desenvolvido durante o ano de 2013 com os alunos da Educação Infantil e 1º
ao 5º ano do Ensino Fundamental pelos alunos de Gestão ambiental e Aspaff com o
apoio da Direção, Coordenação, Professores, Funcionários e alunos do E. M. P.
C. G.S
Escola: Escola Municipal Professor
Carlos Gomes da Silva
Direção: Ana Regina Sena Sampaio
Coordenação: Alcicleide Silva dos
Santos Tavares
Título do Projeto: Projeto Educação Ambiental Horta com Sustentabilidade
Anos envolvidos: Educação Infantil e
1º ao 5º.
Períodos: Matutino e Vespertino
Projeto Educação Ambiental
Horta com Sustentabilidade
O
Projeto Educação Ambiental horta com sustentabilidade vem de encontro à
necessidade de trabalhar a Educação Ambiental de forma interdisciplinar,
envolvendo a interação entre os Educadores Profissionais, Direção, Educadores
Universitários e voluntários, com os professores do ensino regular.
Objetivo Geral:
O meio ambiente é um tema transversal, que
deve ser explorado nas diversas disciplinas, o Projeto Educação Ambiental horta
com sustentabilidade têm por objetivo levar a comunidade participante uma forma
de aprendizagem holística, fortalecendo atitudes e valores a fim de que se
permita o desenvolvimento global do ser humano, proporcionando conceitos
básicos de meio ambiente de forma a oferecer aos alunos, professores,
educadores profissionais, educadores universitários e voluntários, ferramentas
de aprendizagem adequadas e motivadoras.
Objetivos Específicos:
ü Oferecer
aos alunos ferramentas de educação ambiental que venham a contribuir no
processo ensino-aprendizagem;
ü Disseminar
corretamente os conceitos sobre Meio Ambiente;
ü Oferecer
por meio de atividades interativas a melhoria do ambiente escolar;
ü Motivar
os alunos a serem multiplicadores dos conhecimentos sobre Meio Ambiente em sua
comunidade;
ü Adequar
às atividades de Educação Ambiental ao conteúdo programático do currículo;
ü Desenvolver
uma visão globalizante multi e interdisciplinar.
Metas
e resultados esperados
ü Que
nos educadores, diretores, profissionais da área e universitários onde o
projeto será desenvolvido participem das discussões e se envolvam efetivamente
no desenvolvimento do mesmo;
ü Que
no mínimo 95% dos alunos e comunidade sejam envolvidas nas atividades a serem
desenvolvidas pelos educadores;
ü Formações
de educadores, voluntários e profissionais com conhecimento na área de educação
ambiental possam contribuir para disseminação de informações sobre como
preservar o meio ambiente;
ü Ao
término do projeto espera-se que os envolvidos tenham desenvolvido uma visão
crítica em relação ao meio ambiente e uma posição de ação e mudança frente aos
entraves relacionados ao tema.
Justificativa Pedagógica da Educação
Ambiental no Ensino Regular.
Ratificada pela política Nacional de
Educação Ambiental aprovada pela lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 e
regulamentada em 2002, a Educação Ambiental é instituída de forma obrigatória
em todos os níveis de ensino e considerada fundamental no processo
educacional.
Busca-se com O Projeto
Educação Ambiental no Programa Escola da Família, a incorporação dos temas
transversais de modo a facilitar a compreensão da realidade unindo saberes
acadêmicos com o conhecimento experimental, buscando desenvolver no aluno a
visão crítica que lhe permita um protagonismo ativo colaborando nas tomadas de
decisões pessoais buscando a justiça, a tolerância à solidariedade e a igualdade
na sociedade complexa no dia a dia, potencializando um estilo de vida
saudável.
Público – Alvo:
ü Alunos
do ensino regular, direção, coordenador, professores, profissionais da Sec. De Agricultura,
profissionais da Sec. de meio Ambiente, educadores universitários, voluntários
e comunidade do entorno escolar.
Forma de acompanhamento:
As visitas de assessoria e acompanhamento as
unidades escolares serão feita pelas secretarias de apoio com a finalidade de mapear as
necessidades permitindo desta forma, que os objetivos sejam atingidos.
Acompanhar o desempenho dos educadores para adequar as sistemáticas
educacionais voltadas às necessidades da comunidade escolar e de seu entorno.
Realizar reuniões periódicas na
Diretoria de Ensino/Oficina Pedagógica
CONSTRUÇÃO
DA HORTA E VIVEIRO DE MUDAS
CANTEIRO
Sugestões:
ü O
canteiro será construído em plano horizontal em paralelo ao muro já existente
na lateral da Unidade Escolar .
ü O
canteiro terá aproximadamente 20 metros de comprimento por 0,60 cm de largura facilitando assim o manuseio e
deslocamento das crianças ao longo do percurso.
ü O
fechamento das leiras será com garrafa pete na medida 30x15, ou conforme
sugestão.
ü O
canteiro terá cobertura com tela de nylon para proteger as culturas de forma a
não permitir a insolação adequada.
ü Instalação
de calha coletora no telhado para evitar que a água da chuva danifique o
canteiro, podendo utilizar a técnica empregada para armazenamento e utilização
na irrigação da horta, jardim e vasos.
JARDINAGEM
Proposta:
ü Revitalização
do espaço de entrada da escola e revitalização do jardim;
ü Colocação
de vasos com folhagem na entrada do corredor principal;
ü No
corredor interno, colocação de jardineira com diversos tipos de cultivo;
ü Lateral
direita da escola, plantio de plantas ornamentais;
ü Pátio
interno - poda e revitalização das árvores nativas;
ü Implantação
de irrigação por gotejamento;
ü Revitalização
e replantio de árvores que se estão localizadas na frente e na lateral da
unidade escolar;
ü Placas
feitas com material reciclável identificando com nome científico as plantas;
ü Placas
no alfabeto braile.
MUDAR OS HÁBITOS PARA MELHORAR A
SAÚDE DO PLANETA
Propostas:
ü Prefira
plantas nativas, que requerem menos cuidados e menos água, além de preservarem
o ecossistema.
ü Utilizar
água não potável para regar jardins e lavar calçadas; de cozimento de alimentos
para regar as plantas.
ü Confecção
de adesivos, não desperdiçar energia e água, mutirão de limpeza da escola,
controle e manutenção do verde e horta.
ü Reparar
imediatamente os VAZAMENTOS: 10 gotas de água por minuto desperdiçam
dois mil litros de água por ano.
ü Palestras
e oficinas de acompanhamento com especialistas em meio ambiente e
sustentabilidade.
ü Confecção
de adesivos para as tomadas, torneiras, ações de cidadania e lixeiras coloridas
para lixo reciclável.
ü Recuperar
o interesse do público por algo tão relevante.
Sugestão de aquisição de material:
ü Pás
de jardineiro
ü Rastelo
ü Enxadinha
de jardineiro
ü Carrinho
de mão
ü Regadores
ü Tesoura
de poda
ü Terra
vegetal
ü Vasos
e jardineiras
ü Sementes
variadas para plantio na horta
ü Mesas
ü Material
para cobertura
ü Calhas
de bambu, tambor ou caixa d água
ü Prateleiras
feitas de material de construção.
ü Composto
orgânico
ü Bota
de borracha
ü Luvas.
ü Conforme
o andamento do projeto sugere-se a compra de mais materiais
Conclusão:
v A educação ambiental
deve estar presente dentro de todos os níveis educacionais, com o objetivo de
atingir todos os alunos em fase escolar. Os professores das escolas, educadores
profissionais, vice-diretores e educadores universitários podem desenvolver projetos
ambientais e desenvolver atividades com conceitos e conhecimentos voltados para
a preservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais.
Bibliografia
ü DIAS,
G.F. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo, Gaia, 1992.
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