segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Projeto
Jacobina sua História









Público alvo: alunos do 1º ao 5º ano
Tema: Jacobina sua História
Recorte Temático:  Nossa história, nossas riquezas
Período: 08 a 26 de julho de 2013
Proposta: Ler para Estudar
Textos: informativos


























Justificativa:

O presente trabalho visa dar o conhecimento ao nosso aluno a cerca da história da sua cidade, conhecer a pluralidade cultural, sua emancipação política, sua história e seus encantos. Iremos trabalhar com textos informativos e atividades bastante diversificadas.
Durante todo o período do projeto, vamos instigar dos nossos alunos os estudos através da pesquisa lançaram o desafio do conhecimento através do concurso de maquetes dos pontos turísticos da cidade ou construções antigas.
Como resultado de estudos faremos uma exposição das imagens de nossa cidade desde as suas primeiras construções até os dias atuais, e das maquetes confeccionadas pelas equipes formadas pelos alunos da Escola, onde os pais poderão apreciar os trabalhos dos seus filhos.

Objetivo Geral:
ü  Proporcionar ao aluno o conhecimento das ruas, e dos bairros da cidade em que mora;
ü  Conhecer a história de Jacobina desde o significado do seu nome até o contexto atual.
ü  Observar e registrar informações  dos elementos encontrados durante a pesquisa sobre a cidade e seus pontos turísticos: nomes de ruas, edifícios municipais, igrejas, praças,cachoeiras,riquezas minerais, etc.
ü  Identificar as modificações ocorridas na paisagem pela ação do trabalho das pessoas através do tempo.
Meio ambiente: conhecimento e comparação da natureza e comparar a natureza da paisagem local e de outros lugares, observação dos aspectos estéticos da região da escola. Seus pontos turísticos a exemplo do Pico do Jaraguá e Pontilhão onde passava a linha de trem. As principais características do ambiente e/ou paisagem da região em que fica a escola.

Objetivos específicos:

ü  Compreender como se deu o nome da cidade;
ü  Conhecer sua história por meio de diversas fontes;
ü  Aprender a diferenciar sua geografia, economia, clima;
ü  Refletir sobre a historicidade como processo que se renova a cada dia;
ü  Despertar nas crianças o interesse pela cultura e o desejo de participar dela.

Metodologia

- Pesquisas

- Linha do tempo

- construção de maquete

- Registros escritos

- Confecção de cartazes

- Hino, etc.



     
Estratégias e recursos da aula:

1º momento: Roda de conversa. Conversamos informalmente com as crianças sobre alguns lugares da nossa cidade. Comentamos que o Centro Cultural é um espaço vivo e acolhedor da nossa cidade, pois nele contém objetos que nos mostram um pouco da origem da cidade de Jacobina.

2º momento: Realizamos uma apresentação através do data show/ fotos dos principais pontos da cidade como( igrejas, praças, escolas, cachoeiras, casas antigas), inclusive fotos das sete maravilhas da nossa cidade eleita pelo povo de Jacobina. Neste momento, as crianças foram reconhecendo os lugares falando o nome e o que podiam fazer em cada um deles. Dividir os alunos em grupo e propor que escolham um monumento para fazer uma maquete, que será apresentado na culminância do Projeto.


3º momento: Passeio turístico com as turmas nos seguintes pontos turísticos: .Igreja e Praça da Matriz (destacando as casas antigas), Aurora Jacobinense, Casa dos padres e convento, Igreja da Conceição, Igreja da missão, Câmara de vereadores, Praça do Garimpeiro, Vista da Serra do Cruzeiro,Paço municipal atual, Radio club Rio do Ouro, Antiga Câmara de vereadores, Praça Rio Branco. Após a visita, as crianças fizeram o registro com desenhos dos objetos e utensílios que contam o início da construção da nossa cidade.

4º momento: construção da linha do tempo e exposição de cartazes com informes das sete maravilhas de Jacobina.

5º momento: Descobrimos que a nossa cidade estava fazendo 133 anos. As crianças fizeram a tentativa do registro da idade da cidade e da idade deles comparando a diferença dos anos.

6º momento: Hora de cantar!
As crianças aprenderam a cantar o hino da cidade.

7º momento: Oba a nossa cidade também tem uma bandeira! As crianças conheceram a bandeira, sua história, e o nome da autora. E para finalizar fizeram uma linda bandeira.

8º momento: Concurso de maquete.






 Disciplinas envolvidas

L. Portuguesa

Hora de dar asas à imaginação durante as pesquisas realizadas para traçar o perfil da cidade e analisar com maior profundidade a importância de sua história e contexto social.
É um momento dedicado também à elaboração e interpretação de textos e ao estudo do hino e da poesia enquanto ferramentas de disseminação da arte e da cultura de um povo.






Projeto de leitura


Conhecer a história da cidade e criar poesias, histórias em quadrinhos, relatórios, cartazes, etc.
 

História

Abordar toda a história da cidade, por meio de pesquisas, discussões, debates, linha do tempo, etc.

Trabalhar o hino da cidade.


Avaliação



A avaliação será realizada continuamente (através da observação, questionamentos, desenhos, produções dos/das alunos/as, dentre outros), sendo que a cada encontro analisávamos a procedência das tarefas realizadas com os/as alunos/as, bem como a participação dos/das mesmos/as nas atividades propostas, para planejarmos os encontros posteriores.  A expressão oral foi um recurso significativo na avaliação do projeto, através das discussões, exposições de idéias e opiniões que o (a) aluno (a) explicitava suas conquistas e dúvidas. Várias atitudes concretas demonstraram os objetivos alcançados, como o interesse em pesquisar, a autoconfiança, a auto-estima, o respeito pelas diferenças e o trabalho em equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário