PROJETO
FOLCLORE
O
Folclore na Constituição:
Segundo
a Constituição Federal:
Art. 215: o estado garantirá a todos pleno
exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional e
apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.
Art. 216: constitui patrimônio cultural
brasileiro os bens materiais e imateriais, tomados individualmente ou em
conjunto, portadores de referencia à identidade, à memória dos diferentes
grupos formadores da sociedade brasileira nos quais se incluem:
I-as formas de
expressão;
II-os modos de criar,
fazer e viver;
III-as criações
cientificas, artísticas e tecnológicas;
IV-as obras, objetos,
documentos edificações e demais espaços destinados às manifestações
artístico-culturais;
V-os conjuntos
urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico,
Paleontológico, ecológico, e cientifico.
Portanto as crenças, lendas, tradições e
costumes são bens imateriais que compõem o patrimônio cultural,estão
juridicamente protegidos pelo texto constitucional citado. Trata-se assim de
bens imateriais difusos de uso comum do povo e que podem se protegidos pela
ação cível pública ( Lei 4.3/85)
Justificativa:
Sabendo que o folclore é um dos principais
fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade, torna-se de
fundamental importância o seu trabalho como prática pedagógica nas unidades
escolares.
O Folclore brasileiro é muito rico e possui
diferentes manifestações: lendas, cantigas, parlendas, adivinhas, brinquedos e brincadeiras,
provérbios e ditos populares, artesanato, frases de pára-choque de caminhão,
trava-linguas, comidas e remédios caseiros, crendices e superstições,
literatura, poesias e outros, que precisam ser conhecidos.
Dia do Folclore – 22 de agosto – Decreto nº
56747 de 17/08/1965.
O Folclore é o meio que o povo tem para
compreender o mundo. Utilizando a sua imaginação, o povo procura resolver os
mistérios da natureza e entender as dificuldades da vida e seus próprios
temores.
Conhecendo o folclore de um país podemos
compreender o seu povo. E assim passamos a fazer parte de sua História.
Objetivos
Gerais:
Colocar os educando
em contato com diferentes manifestações da cultura popular;
Levar o
reconhecimento da importância do folclore na Historia de um país;
Estimular e
desenvolver a imaginação e a criatividade;
Incentivar o gosto
pela leitura, canto, dança;
Apresentar diversas
manifestações do folclore brasileiro.
Atividades:
As atividades serão
detalhadas – no planejamento de cada ano
Publico alvo:
O projeto destina-se
a educandos dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano)
Culminância:
Exposição dos
trabalhos manuais criados pelos alunos (desenhos, pinturas, dobraduras,
fantoches, etc.)
Mural de texto nas
salas para todas as produções escritas feitas pelos alunos.
1º Ano
do Ensino Fundamental
Proposta:
Conhecer os seguintes mitos ou seres:
Saci Pererê
Mula sem cabeça
Bicho tutu ou Tutu
Marambá
O Curupira
Lobisomem
Estratégias:
Roda de conversa: levantamento do
conhecimento prévio das crianças a cerca do assunto.
Apresentação da
proposta de trabalho para a semana – um mito por dia
Dobraduras
Cartaz para a
apresentação de cada personagem
Desenho
Pintura
Trabalho manual
(saci na garrafinha, dobradura...)
Exposição dos
trabalhos
Livrinho dos mitos
Laboratório de
informática – jogo da memória, quebra cabeça.
Sugestões:
1ª semana –
apresentar um cartaz por dia e trabalhar com ele.
Saci-pererê (dobradura e saci
na garrafa)
Lobisomem ( desenho e texto)
Mula sem cabeça (colagem e
dramatização)
O curupira (desenho para colorir)
Bicho Tutu ou Tutu Marambá (
modelagem – massinha de modelar – e música)
2ª semana
Conhecendo todos os mitos as crianças farão o
trabalho de ilustração de um pequeno livro com algumas curiosidades sobre cada
personagem.
O professor levará os educandos ao
laboratório de informática – jogo da memória e quebra cabeça.
Eixos e
Capacidades
Nos
trabalhos manuais
Eixo: Oralidade
Capacidades: Usar a língua falada em
diferentes situações escolares e realizar com pertinência tarefas cujo
desenvolvimento dependa da escuta atenta e compreensão.
Nos
cartazes
Eixo: Compreensão e valorização da cultura
escrita
Capacidade: conhecer o uso da escrita na
cultura escolar
Eixo: Leitura
Capacidade: desenvolver atitudes e
disposições favoráveis à leitura
No
livrinho de Mitos
Eixo: Leitura
Capacidade: saber decodificar palavras e
textos escritos
Eixo: Escrita
Capacidade: compreender a orientação e
alinhamento da escrita da língua portuguesa.
Eixo: Produção escrita
Capacidade: produzir textos adequados aos
objetivos
No jogo
da memória e no quebra cabeça
Eixo: Leitura
Capacidades: saber decodificar palavras e
textos escritos
Saber ler reconhecendo
globalmente as palavras
Eixo: Oralidade
Capacidade: realizar com pertinência tarefas
cujo desenvolvimento dependa de escuta atenta e compreensão..
2º Ano
do Ensino Fundamental
Proposta:
Conhecer os seguintes mitos ou seres:
Saci Pererê
O Boitatá
Iara
O Negrinho do pastoreio
Estratégias:
Roda de conversa: levantamento do
conhecimento prévio das crianças a cerca do assunto.
Apresentação da
proposta de trabalho para a semana – uma lenda por dia
Dobraduras
Folheto para
apresentação de cada lenda (desenho e pequeno texto)
Desenho
Colagem
Livro das lendas
Laboratório de
informática – jogo da memória, palavra cruzada.
Exposição dos
trabalhos
Sugestões:
1ª semana –
apresentar um texto (lenda) por dia e trabalhar com ele.
A lenda do Saci-pererê (texto,
dobradura e saci na garrafa)
A lenda o Negrinho do
pastoreio ( desenho e texto)
A lenda do Boitatá (texto e
colagem)
A lenda da Iara (texto e
desenho para colorir)
2ª semana
Conhecendo todas as lendas as crianças desenvolverão
as seguintes tarefas:
1-Trabalho de produção escrita coletiva
(recontando cada lenda)
2-Confecção de um pequeno livro com textos
produzidos e ilustrados.
O professor levará os educandos ao laboratório
de informática – cruzadinha e quebra cabeça.
Eixos e
Capacidades
Na
roda de conversa
Eixo 5: Oralidade
Capacidades: Escutar com atenção e
compreensão
Responder a questões
proposta pelo professor
Nos
trabalhos manuais
Eixo: Oralidade
Capacidades: Usar a língua falada em
diferentes situações escolares
Realizar com
pertinência tarefas cujo desenvolvimento dependa da escuta atenta e
compreensão.
Nos
textos
Eixo: Compreensão e valorização da cultura
escrita
Capacidade: conhecer o uso da escrita na
cultura escolar
Eixo: Leitura
Capacidade: desenvolver atitudes e
disposições favoráveis à leitura
No
livrinho das lendas
Eixo: Leitura
Capacidade: saber decodificar palavras e
textos escritos
Eixo: Escrita
Capacidade: compreender a orientação e
alinhamento da escrita da língua portuguesa.
Eixo: Produção escrita
Capacidade: produzir textos adequados aos
objetivos
No jogo
da cruzadinha e no quebra cabeça
Eixo: Leitura
Capacidades: saber decodificar palavras e
textos escritos
Saber ler reconhecendo
globalmente as palavras
Eixo: Oralidade
Capacidade: realizar com pertinência tarefas
cujo desenvolvimento dependa de escuta atenta e compreensão..
3º Ano
do Ensino Fundamental
Proposta:
Conhecer:
As adivinhas, também
conhecida como adivinhações ou “ o que é, o que é” são perguntas em formato de
charadas desafiadoras que fazem as pessoas pensar e se divertir. São criadas
pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro.
Estratégias:
Roda de conversa: levantamento do
conhecimento prévio das crianças a cerca do assunto.
Apresentação da
proposta de trabalho.
O professor prepara uma ficha para o aluno
( em cada ficha deve conter uma adivinhação e uma resposta)
Ex.: O que é o que é È surdo e mudo, mas
conta tudo a resposta é de outra adivinhação SEGREDO
A criança lê sua pergunta se souber
responde. Se não todos tentarão responder com a dica que tem em sua ficha
(alguém terá a resposta)
O que é o que é
Quebra-se quando
se fala.
LIVRO
|
Desenhos
Jogo: O que é o que
é...
Livro das adivinhações
Laboratório de
informática – jogo complete a lacuna (Jclick)- jogo de adivinhações.
Exposição dos
trabalhos
Sugestões:
1ª aula – O
professor faz o trabalho com a roda dea conversa e a ficha das adivinhações. E
pede para as crianças trazerem de casa adivinhações que a família conhece.
2ª aula – A criança
copia em uma folha a adivinhação que trouxe e faz um desenho que a ilustre e
monte um varal de adivinhações.
3ª aula
O jogo – O que é o
que é
Entregue para cada
aluno uma cartela com 10 quadrinhos para preencher.
O professor faz a
pergunta (use as adivinhas que trabalhou na 1ª aula, pois as crianças já
conhecem)
VOCÊ PODE DEIXAR NO
QUADRO UM CARTAZ COM AS RESPOSTAS EMBARALHADAS
A criança escreve a
resposta no quadrinho.
No final as
crianças trocam as cartelas entre si e fazem a correção das respostas.
O professor cola no
quadro ( a cartela com as respostas na ordem correta)
Vence quem tiver
mais acertos.
O QUE É O QUE É....
|
||||
1º
|
2º
|
3º
|
4º
|
5º
|
6º
|
7º
|
8º
|
9º
|
10º
|
4ª aula
Formar duplas ou trios ( de acordo com a
quantidade de equipamentos no laboratório de informática)
No laboratório – Internet jogo das adivinhações
5ª aula
Iniciar a confecção de livro ( agora as
crianças conhecem varias adivinhações)
A sala pode fazer um único livro – cada
criança cria e ilustra 02 paginas ( uma adivinha por pagina)
Oriente-as para que não tenham adivinhas
repetidas.
A introdução pode ser um texto coletivo (
explicando o que são as adivinhações e como encantam e estimulam o raciocínio).
A capa pode ser uma criação coletiva
O professor de acordo com sua turma define
quantas aulas serão necessárias para esse trabalho.
Final
Lançamento do livro e exposição dos trabalhos
e textos.
DICAS DE ADIVINHAÇÕES
1- O que é, o que é? Põe na mesa,parte e
reparte, mas não se come? BARALHO
2- Tem coroa e não é rei, tem espinho e não
é peixe? ABACAXI
3- O que é, o que é? Cai de pé e corre
deitada? CHUVA
4- O que é, o que é? Casinha branca, sem
porta ou janela. Dona Clara mora nela? OVO
5- O que é, o que é? Anda sempre com os pés
na cabeça? PIOLHO
6- O que é, o que é? Quanto mais se tira
mais aumenta? BURACO
7- O que é, o que é? Um céu que não tem
estrelas? CEU DA BOCA
8- O que é, o que é? Ele enche uma casa,
mas não enche minha mão? BOTÃO
9- O que é, o que é? É seu, mas os seus
amigos usam mais que você? NOME
10- O que é, o que é? Trabalha noite e dia
sem parar, mas nunca recebe salário?
RELÓGIO
11- O que é, o que é? Responda depressa,
não seja bocó, tem no pomar e no seu paletó?
MANGA
12 - O que é, o que é? Que quanto mais eu
tiro, mais eu tenho? FOTO
Eixos e
Capacidades
Na
roda de conversa ( com ficha da adivinhação)
Eixo _
Oralidade
Capacidades: *escutar com atenção e
compreensão
*responder a questões
proposta pelo professor
*expor opiniões nos
debates com colegas e professor
Eixo –
Leitura
Capacidades: *saber decodificar palavras e
textos escritos
*fazer extrapolações
*buscar pistas textuais
Trabalho
de casa ( trazer uma adivinha que a família conheça)
Eixo –
Compreensão e valorização da cultura escrita
Capacidade: *conhecer, utilizar e valorizar
os modos de produção e circulação da
escrita na sociedade
Eixo _
Oralidade (no momento da apresentação para a turma
Capacidades: *usar a fala em diferentes
situações escolares
*respeitar a diversidade
das formas de expressão oral...
Eixo –
Produção escrita ( no momento em que escreve e ilustra a sua adivinha)
Capacidades: *compreender e valorizar o uso
da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros
*escrever segundo o
princípio alfabético e as regrar ortográficas
Jogo: o que é o que é e jogo na internet
Eixo –
Oralidade
Capacidade: *realizar com pertinência tarefas
cujo desenvolvimento dependa de escuta
atenta e compreensão
Eixo –
Leitura
Capacidade: *saber decodificar palavras e
textos escritos
Eixo –
Apropriação do sistema de escrita
Capacidade: *conhecer e utilizar diferentes
tipos de letra (cursiva e forma)
Confecção
do livro ( incluindo capa e texto coletivo na introdução)
Eixo –
Compreensão e valorização da cultura escrita
Capacidade: *saber usar os objetos de escrita
presentes na cultura escolar
Eixo –
Produção Escrita
Capacidades: *dispor, ordenar e organizar o próprio
texto de acordo com as convenções gráficas apropriadas.
*usar a variedade lingüística
apropriada à situação de produção e de circulação...
*usar recursos
expressivos adequados ao gênero e aos objetivos do texto
4º Ano do Ensino Fundamental
PROPOSTA:
Os Ditados Populares e as Frases de para-
choque de caminhão
ESTRATÉGIAS:
Roda
de conversa:
● levantamento
do conhecimento prévio das crianças sobre o assunto
● apresentação
da proposta de trabalho.
Leitura e análise de um texto sobre o tema –
Ditado Populares e Folclore
Conhecendo e ilustrando alguns Ditados
Populares (dividir a sala em 6 grupos) cada grupo recebe 03 folhas, 03 ditados
– e preparam 03 cartazes para o mural.
Pode usar vários recursos: colagem,
desenho, pintura, e outros para que o cartaz fique bem bonito.
Pesquisa: Os grupos que formamos para fazer
os cartazes devem fazer uma pesquisa buscando algumas frases de pára-choque de
caminhão (ajuda dos pais)
Trazer a frases em cartaz – texto e
ilustração
Produção de Texto – Frases no Caminhão.
No
Laboratório de Informática – Jogos utilizando o software JClick
a) Ordenar elementos de um texto (frases de
caminhão)
b) Completar texto (ditados populares)
Exposição do material produzido.
Sugestões:
1ª Aula
a) Roda de conversa b) Leitura e análise do
texto
2ª Aula
a) Conhecendo e ilustrando alguns ditados
populares
b) Solicitação do trabalho de pesquisa
sobre as frases de pára-choque de caminhão
(marcar a data de apresentação dos
cartazes)
3ª Aula
Produção Coletiva de Texto – frases no
caminho
a) Professor entrega um pequeno texto que
explique essa prática dos motoristas de caminhão e destaque algumas dessas
frases.
b) dado o suporte criar o texto (coletivo)
sobre o tema.
4ª Aula
a) Atividade no Laboratório de Informática
( Ordenar elementos de um texto – frases de caminhão)
5ª Aula
a) Atividade no Laboratório de Informática
(Completar texto – ditados populares)
6ª Aula
a) Apresentação dos Cartazes
b) Ilustração do texto coletivo
Sugestão de Texto 1 ª Aula
Folclore e Ditados Populares
Folclore é o
conjunto de tradições de um povo e é um dos principais fatores de identidade
nacional. Cada povo tem sua tradição, seus mitos, suas lendas, suas comidas, suas
cantigas, seu modo de vida e tudo isso é folclore.
No dia 22 de agosto
comemora-se o dia do Folclore no Brasil.
Ditado, como o
próprio nome diz, é a expressão que através dos anos se mantém imutável,
aplicando exemplos morais, filosóficos e religiosos. São também conhecidos como
provérbios.
Os provérbios ou
ditados populares constituem uma parte importante de cada cultura.
Historiadores e
escritores já tentaram descobrir a origem dos ditados populares, mas essa tarefa
não é fácil, pois a origem dos provérbios se perde no tempo.
Conhecendo o
folclore de nosso país podemos compreender melhor o nosso povo.
E valorizar cada
manifestação de nossa cultura.
No mapa você pode
observar que são várias as manifestações folclóricas em nosso país.
Leia alguns ditados e pense sobre as
mensagens que eles encerram:
● Quem usa
cuida.
● água mole em
pedra dura, tanto bate até que fura
● Cachorro que
late não morde.
● A mentira tem perna
curta.
● Quem tem boca
não manda assoprar.
● Gato
escaldado tem medo de água fria
● Cachorro
mordido de cobra tem medo de lingüiça.
● Quem tudo
quer, tudo perde.
● Devagar se
vai ao longe.
Se preferir pode trabalhar com o poema e
apresentar um cartaz com alguns ditados
Folclore Brasileiro
O Brasil tem regiões
Muito ricas, todos sabem.
É um grande produtor
De folclore e aprendizagem
Grandes mitos
Muitas lendas
Brincadeiras e canções
Cheiro da terra
Amor latente
É o coração de sua gente
Gente da terra...
Gente do mar...
É gente de todo lugar
Unidos numa só voz,
Para o folclore ensinar
Augusta Schimidt
2ª Aula
Preparar alguns ditados para que os alunos
ilustrem
Pau que nasce
torto até a cinza é torta
|
Quem tem boca vai
a Roma
|
Quem tem horta
não deve couve
|
Tamanho não é
documento.
|
Deus ajuda quem
cedo madruga.
|
Gambá cheira
gambá
|
3ª Aula
Frases de Caminhão
Os caminhoneiros
que se aventuram pelas estradas do país
fazem do pára-choque do caminhão um painel, onde exibem frases que retratam a
cultura popular.
As frases são de
críticas, de protestos, de religiosidade, de sentimentos, mas sempre bem humoradas.
As frases de pára-choque
retratam uma das mais características formas da cultura popular brasileira, ou
seja, brincar com a própria desventura, rir da própria desgraça.
Sugestões de Frases
20 buscar, 100 demora, 60 aqui e vamos embora
Amo minha sogra... bem
longe de mim!
Turbinado no pé,
reduzido no “mé”, carona só pra “muié”
Se disserem que te esqueci
reze, porque morri
3 eixos envenenados
e 1 machão invocado.
6 pneus cheios e 1
coração vazio.
70 me passar, passe
100 atrapalhar.
80ção 20buscar
100você, não sei viver!
99% da beleza
feminina sai com água e sabão.
A cada curva que
faço aumenta minha saudade.
A calunia é como
carvão: quando não queima, suja.
Adão que foi feliz
de não ter sogra e morar no paraíso.
A fome é o melhor
tempero.
A fortuna faz amigos.
A desgraça prova se eles existem de fato.
A gente se encontra
um dia, quando eu voltar.
A humildade é a
base da felicidade.
Antes eu sonhava
agora eu nem durmo.
A Serviço de Deus.
A velocidade que
emociona é a mesma que mata.
A vida é como um
dado: tem pontos marcados.
A vida é dura para
quem é mole.
A vida é um barato,
o povo é que acha caro!
A vida tem a cor
que tu pintas.
Bebo para esquecer,
só não lembro do que!
Eixos e
Capacidades
Na
roda de conversa
Eixo _
Oralidade
Capacidades: *escutar com atenção e
compreensão
*responder a questões
proposta pelo professor
Texto
sobre folclore e ditados populares e sobre frases de pára-choque
Eixo _ Oralidade
Capacidades: *expor opiniões em debates com colegas e
professores
*respeitar a
diversidade das formas de expressão
Eixo – Leitura
*levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto que está sendo lido
*avaliar
afetivamente o texto, fazer extrapolações
Eixo – Produção
Escrita *compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções em
diferentes gêneros
Ilustrando os Ditados Populares
Eixo_ Oralidade
*escutar com atenção e compreensão
Eixo – Leitura
*construir compreensão global do texto lido .... produzindo inferências.
Texto coletivo
Eixo - Oralidade
Capacidades: *expor
opiniões em debates com os colegas e professores
*respeitar a
diversidade das formas de expressão oral...
Eixo – Produção
Escrita
Capacidades:
*planejar a escrita do texto considerando o tema central e seus desdobramentos.
*usar recursos
expressivos adequados ao gênero e aos objetivos
do texto
Atividades no Laboratório
Eixo - Oralidade
Capacidade:
*realizar com pertinência tarefas cujo desenvolvimento dependa de escuta atenta
e compreensão.
Eixo – Produção
Escrita
Capacidades:
*organizar texto segundo os padrões de composição usuais na sociedade
*escrever segundo o
princípio alfabético e as regrar ortográficas
Eixo – Leitura
Capacidade *saber
decodificar palavras e textos escritos
* levantar e confirmar
hipóteses relativas ao conteúdo do texto que está sendo lido
5º Ano do Ensino Fundamental
PROPOSTA:
Trava- Língua e Parlendas
ESTRATÉGIAS:
Roda de conversa:
● levantamento do conhecimento prévio das crianças sobre o assunto
● apresentação da proposta de trabalho.
Laboratório de Informática – Sugestão 02 vídeos
sobre o tema Parlendas, cantigas e trava-língua
Leitura e análise
de um texto sobre o tema – Trava-língua e Folclore
Conhecendo e
ilustrando alguns Trava- Língua (dividir a sala em 6 grupos) cada grupo
03 cartazes para o
mural. Podem-se usar vários recursos: colagem, desenho, pintura, e outros para
que o cartaz fique bem bonito.
Pesquisa: Os grupos
que formamos para fazer os cartazes devem fazer uma pesquisa buscando definir
parlendas e apresentar algumas.
Produção de Texto –
As Parlendas
No Laboratório de
Informática – Jogos
a) Ordenar
elementos de um texto (parlendas)
b) Completar texto
(trava-língua)
Exposição do
material produzido. (cartazes e textos)
1ª Aula
Após a roda da
conversa apresentar um pequeno texto que fale sobre o Folclore e os Trava-línguas.
Assistir a um ou os
dois vídeos sobre o tema
Pedir que escrevam
sobre o vídeo um pequeno texto – ilustrar o texto.
2ª Aula
Leitura e análise
de um texto sobre o tema Trava-língua e Folclore
3ª Aula
Confecção dos
cartazes – ilustrando trava-línguas
Solicitar a
pesquisa sobre parlendas
4ª Aula
Com o material da
pesquisa produzir um texto sobre as parlendas
5ª e 6ª Aulas
Atividades no
Laboratório de Informática
O Folclore e os
Trava- Língua
Os trava-língua
possui uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças. Eles fazem
parte do Folclore
Brasileiro, pois
representam uma importante tradição da cultural oral do nosso povo. O desafio é
reproduzi-los sem errar. Entra aqui também a questão do ritmo, quanto mais rápido
tentam dizer, maior é a chance de não concluir o trava línguas.
De acordo com o
Decreto nº 56747 de 17/08/1965 o dia 22 de agosto é o Dia do Folclore.
Folclore é uma
palavra de origem inglesa cujo significado é conhecimento popular, ou seja, as
manifestações da cultura de um povo, seja através de suas lendas da sua
alimentação, do seu artesanato, das suas vestimentas e de muitos de seus hábitos.
O folclore é
passado de pais para filhos, geração após geração e constituem a identidade de
um povo.
Ø Olha o sapo
dentro do saco,
O saco com o sapo
dentro,
O sapo batendo papo
E o papo soltando vento.
Larga a tia,
lagartixa!
Lagartixa larga a
tia!
Só no dia em que a
sua tia
Chamar a lagartixa
de lagartixa.
Debaixo da cama tem
uma jarra.
Dentro da jarra tem
uma aranha.
Tanto a aranha
arranha a jarra,
Como a jarra
arranha a aranha.
GATO ESCONDIDO
COM RABO DE FORA
TÁ MAIS ESCONDIDO
QUE RABO ESCONDIDO
COM GATO DE FORA.
PINTO PIA
A PIPA PINGA.
PINGA A PIPA, O
PINTO PIA.
PIPA PINGA.
QUANTO MAIS O PINTO
PIA
MAIS A PIPA PINGA.
Sugestão de Trava-Língua
O peito do pé do
pai do padre Pedro é preto.
A babá boba bebeu o
leite do bebê .
A rua de
paralelepípedo é toda paralelepipedada.
Quem a paca cara
compra , cara a paca pagará
A chave do chefe
Chaves está no chaveiro .
Sabia que a mãe do
sabiá sabia que sabiá sabia assobiar?
Um limão , dois
limões , meio limão .
É muito socó para
um socó só coçar!
Nunca vi um doce
tão doce como este doce de batata-doce!
O padre pouca capa
tem, pouca capa compra .
Chega de cheiro de
cera suja !
Bagre branco ;
branco bagre
Um tigre , dois
tigres , três tigres.
Três tristes tigres
trigo comiam .
Sugestões de Parlendas
As parlendas são
versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças.
Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças. Muitas parlendas
são usadas em jogos para melhorar o relacionamento entre os participantes ou apenas
por diversão.
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