Projeto
Jacobina sua História
Público alvo: alunos do 1º ao 5º ano
Tema: Jacobina sua História
Recorte Temático: Nossa história, nossas riquezas
Período: 08 a 26 de julho de 2013
Proposta: Ler para Estudar
Textos: informativos
Justificativa:
O presente trabalho visa dar
o conhecimento ao nosso aluno a cerca da história da sua cidade, conhecer a
pluralidade cultural, sua emancipação política, sua história e seus encantos.
Iremos trabalhar com textos informativos e atividades bastante diversificadas.
Durante todo o período do
projeto, vamos instigar dos nossos alunos os estudos através da pesquisa
lançaram o desafio do conhecimento através do concurso de maquetes dos pontos turísticos
da cidade ou construções antigas.
Como resultado de estudos
faremos uma exposição das imagens de nossa cidade desde as suas primeiras
construções até os dias atuais, e das maquetes confeccionadas pelas equipes formadas
pelos alunos da Escola, onde os pais poderão apreciar os trabalhos dos seus
filhos.
Objetivo
Geral:
ü Proporcionar
ao aluno o conhecimento das ruas, e dos bairros da cidade em que mora;
ü Conhecer a história de Jacobina desde o
significado do seu nome até o contexto atual.
ü Observar
e registrar informações dos elementos
encontrados durante a pesquisa sobre a cidade e seus pontos turísticos: nomes
de ruas, edifícios municipais, igrejas, praças,cachoeiras,riquezas minerais,
etc.
ü Identificar
as modificações ocorridas na paisagem pela ação do trabalho das pessoas através
do tempo.
Meio ambiente: conhecimento e comparação da
natureza e comparar a natureza da paisagem local e de outros lugares,
observação dos aspectos estéticos da região da escola. Seus pontos turísticos a
exemplo do Pico do Jaraguá e Pontilhão onde passava a linha de trem. As
principais características do ambiente e/ou paisagem da região em que fica a
escola.
Objetivos específicos:
ü Compreender
como se deu o nome da cidade;
ü Conhecer
sua história por meio de diversas fontes;
ü Aprender
a diferenciar sua geografia, economia, clima;
ü Refletir
sobre a historicidade como processo que se renova a cada dia;
ü Despertar
nas crianças o interesse pela cultura e o desejo de participar dela.
Metodologia
- Pesquisas
- Linha do tempo
- construção de maquete
- Registros escritos
- Confecção de cartazes
- Hino, etc.
- Pesquisas
- Linha do tempo
- construção de maquete
- Registros escritos
- Confecção de cartazes
- Hino, etc.
Estratégias e recursos da aula:
1º momento: Roda de conversa. Conversamos informalmente com as crianças sobre
alguns lugares da nossa cidade. Comentamos que o Centro Cultural é um espaço
vivo e acolhedor da nossa cidade, pois nele contém objetos que nos mostram um
pouco da origem da cidade de Jacobina.
2º momento: Realizamos uma apresentação através do data show/ fotos dos principais
pontos da cidade como( igrejas, praças, escolas, cachoeiras, casas antigas),
inclusive fotos das sete maravilhas da nossa cidade eleita pelo povo de
Jacobina. Neste momento, as crianças foram reconhecendo os lugares falando o nome
e o que podiam fazer em cada um deles. Dividir os alunos em grupo e propor que
escolham um monumento para fazer uma maquete, que será apresentado na
culminância do Projeto.
3º momento: Passeio turístico com as turmas nos seguintes pontos turísticos: .Igreja
e Praça da Matriz (destacando as casas antigas), Aurora Jacobinense, Casa dos
padres e convento, Igreja da Conceição, Igreja da missão, Câmara de vereadores,
Praça do Garimpeiro, Vista da Serra do Cruzeiro,Paço municipal atual, Radio
club Rio do Ouro, Antiga Câmara de vereadores, Praça Rio Branco. Após a visita,
as crianças fizeram o registro com desenhos dos objetos e utensílios que contam
o início da construção da nossa cidade.
4º momento: construção da linha do tempo e exposição de cartazes com informes das
sete maravilhas de Jacobina.
5º momento: Descobrimos que a nossa cidade estava fazendo 133 anos. As
crianças fizeram a tentativa do registro da idade da cidade e da idade deles
comparando a diferença dos anos.
6º momento: Hora de cantar!
As crianças aprenderam a cantar o hino da cidade.
As crianças aprenderam a cantar o hino da cidade.
7º momento: Oba a nossa cidade também tem uma bandeira! As crianças conheceram
a bandeira, sua história, e o nome da autora. E para finalizar fizeram uma
linda bandeira.
8º momento: Concurso de maquete.
Disciplinas envolvidas
L. Portuguesa
Hora de dar asas à imaginação durante as pesquisas realizadas para traçar o perfil da cidade e analisar com maior profundidade a importância de sua história e contexto social.
L. Portuguesa
Hora de dar asas à imaginação durante as pesquisas realizadas para traçar o perfil da cidade e analisar com maior profundidade a importância de sua história e contexto social.
É um momento dedicado também à elaboração e
interpretação de textos e ao estudo do hino e da poesia enquanto ferramentas de
disseminação da arte e da cultura de um povo.
Projeto de leitura
Conhecer a história da cidade e criar poesias, histórias em quadrinhos, relatórios, cartazes, etc.
História
Abordar toda a história da cidade, por meio de pesquisas, discussões, debates, linha do tempo, etc.
Abordar toda a história da cidade, por meio de pesquisas, discussões, debates, linha do tempo, etc.
Trabalhar o hino da cidade.
Avaliação
Avaliação
A avaliação será realizada
continuamente (através da observação, questionamentos, desenhos, produções
dos/das alunos/as, dentre outros), sendo que a cada encontro analisávamos a
procedência das tarefas realizadas com os/as alunos/as, bem como a participação
dos/das mesmos/as nas atividades propostas, para planejarmos os encontros
posteriores. A expressão oral
foi um recurso significativo na avaliação do projeto, através das discussões,
exposições de idéias e opiniões que o (a) aluno (a) explicitava suas conquistas
e dúvidas. Várias atitudes concretas demonstraram os objetivos alcançados, como
o interesse em pesquisar, a autoconfiança, a auto-estima, o respeito pelas
diferenças e o trabalho em equipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário